quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Neologismo

Construir um texto que explique o que é neologismo, porque existe e citar exemplos no Jornalismo.

Neologismo: crie o seu!

Inventar palavras é algo corriqueiro. Basta assistir alguns episódios de séries de humor para observar os bordões falados pelos protagonistas, ou ler a artigos de acadêmicos ousados que além de teorias criam palavras para expressar seus ideais científicos. Toda essa inovação de vocabulário é conhecida como: neologismo.

A palavra neologismo tem a seguinte construção: “neo” que vem do latim, significa “novo”, e “logismo” pode ter a tradução de “pensamento”. Então neologismo seria: “pensar novo”. Conjugar o verbo neologista traz resultados interessantes, e isso é mais comum do que imaginamos, já que hoje as novas palavras ganham vida na velocidade da internet, com as conversas rápidas em sites de relacionamento, como o orkut, e em blogs ou mini blogs, como a febre atual o Twitter.

“Neologisar” não é restrito à conversas rápidas. Os jornalistas também fazem uso desse recurso para incrementar suas reportagens. Polêmicas políticas ou fatos cômicos parecem ser os preferidos dos jornalistas para criar alguns termos. Observe abaixo um exemplo retirado do blog jornalista político e econômico Daniel Piza, no Estadão on line:

“O esquema do mensalão mineiro, detalhado agora em investigação da PF, é uma lição sobre como funciona a política brasileira. (...) Não há razão para imaginar que tenha sido diferente na campanha de Lula à presidência. O PT e seus aliados recebiam dinheiro nos bancos BMG e Rural, cujas contas eram alimentadas pelo valerioduto graças à sua cartela de licitações.”

Esse artigo tem um título neologista * “Valerioduto, um movimento suprapartidário” e reforça ao longo de sua construção a fixação do termo “valerioduto”, que faz referência ao sobrenome do empresário, Marcos Valério, envolvido em escândalos de financiamentos irregulares para campanhas políticas.

Seja na imprensa, no msn ou na rua, o neologismo garante identidade única para uma palavra. Dando crescimento ao nosso vocabulário comum, e também permite que cada grupo tenha uma “língua” diferente. A professora de literatura Alda Militão acredita que a criação de novas palavras contribuí com a interação social. “Essas ramificações neologistas podem enriquecer as criações literárias e aproximar os indivíduos de um mesmo grupo, pois eles falarão a mesma 'língua.” , afirmou a professora de literatura.

* “Valerioduto, um movimento suprapartidário”, Daniel Piza, 25.09.2007.

http://blog.estadao.com.br/blog/piza/?title=valerioduto_um_movimento_suprapartidario&more=1&c=1&tb=1&pb=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário