quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Exercícios de lead

1) Identificar elementos do "lead"

Ônibus de torcedores, vindos principalmente do Rio de Janeiro, serão fiscalizados pela Polícia Militar e poderão ser apreendidos se forem encontrados fogos de artifício, armas, bebida alcoólica, drogas, paus ou bambus. Os integrantes das caravanas serão levados para a 93°DP e impedidos de assistirem ao Fla-Flu de hoje à noite, no Estádio da Cidadania.
Pelo Critério armado pela PM, os primeiros ônibus a deixarem a cidade serão os alugados pela torcida que sair vencedora do clássico. Meia hora depois partem os ônibus dos perdedores. (Diário do Vale, 21/09/2005)

Quem
Ônibus de Torcedores

Que
Serão fiscalizados

Quando
Hoje à noite

Onde
Estádio Cidadania

Como

Por que
Porte de fogos de artifícios, armas, bebida alcoólica, drogas, paus ou bambus

2) Imaginar que um dos ônibus fiscalizados fosse apreendido. Construa o "lead".


Um ônibus de torcedores foi apreendido após fiscalização da Polícia Militar, por portarem fogos de artifícios, armas, bebidas alcoólicas e bastões de madeira. Os integrantes das caravanas foram encaminhados para a delegacia e impedidos de assistirem o jogo no Estádio Cidadania.

3) Construa a notícia (Bíblia Online)

Bíblia online – Mateus, 14;21-34 - Logo em seguida obrigou os seus discípulos a entrar no barco, e passar adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia as multidões. Tendo-as despedido, subiu ao monte para orar à parte. Ao anoitecer, estava ali sozinho. Entrementes, o barco já estava a muitos estádios da terra, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário. A quarta vigília da noite, foi Jesus ter com eles, andando sobre o mar. Os discípulos porém, ao vê-lo andando sobre o mar, assustaram-se e disseram: É um fantasma. E gritaram de medo. Jesus, porém imediatamente lhes falou: Tende ânimo; sou eu; não temais. Respondeu-lhe Pedro: Senhor! Se és tú, manda-me ir ter contigo sobre as águas. Disse-lhe ele: Vem Pedro, descendo do barco, e andando sobre as águas, foi ao encontro de Jesus. Mas, sentindo o vento, e teve medo; e, começando a submergir, clamou: Senhor, Salva-me. Imediatamente estendeu Jesus a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste? E logo subiram para o barco, o vento cessou: Então os que estavam no barco adoraram-no, dizendo: Verdadeiramente tú és Filho de Deus. Ora, terminada a travessia, chegaram à terra de Genezaré.


Jesus surpreendeu um grupo de discípulos quando, durante a vigília, caminhou sobre o mar. Para os discípulos, que viajavam de barco, a visão de um homem caminhando sobre as águas era, na verdade, um fantasma. O Filho de Deus, no entanto, comprovou seu milagre com o testemunho de Pedro, que o acompanhou.

Exemplifique as diferenças entre o "lead" 1 e 2

Um comentário: