sábado, 31 de julho de 2010

Black Power

Exposição Black Barbie no Shopping Paulista


É uma pena que as férias tenham chegado ao fim, porque com elas várias exposições deixaram a capital nesta semana. Uma delas foi uma de Barbies negras, que descobri por acaso quando passei no Shopping Paulista na segunda-feira. Talvez tenha sido sorte, porque Infelizmente essa exposição terminou na terça-feira (27).

Barbie Hard Rock Café

O evento foi uma homenagem aos 30 anos da primeira Barbie negra, que apareceu em 1980. A Black Barbie, que anteriormente passou pelo shopping Higienópolis, foi a primeira exposição itinerante no Brasil de bonecas afrodescendentes da família Barbie. A mostra contou com 80 bonecas que fazem parte do acervo do colecionador Carlos Keffer, detentor de uma das mais valiosas coleções de Barbie no Brasil.

Lembro que em toda minha infância tive penas uma boneca negra, e uma ‘espécie de Barbie’ mais moreninha, digamos assim. Essas Barbies, que sempre foram adoradas por todos, são importantes para mostrar às meninas negras que a nossa “raça” é bonita, sim. As crianças acabam criando o estereótipo de que apenas loiras e morenas são bonitas, pelo fato de que bonecas com tais características são a maioria nas lojas de brinquedos. Mas pelo contrário, cada uma tem sua beleza, sua particularidade, e o que for de mais belo deve ser ressaltado em cada uma de nós.


Black Fever - As divas negras da Disco


Voltado à mostra, ela estava dividida em 11 espaços temáticos, como o Black Fever, com a era Disco e as divas negras que fizeram sucesso na época. Já e, África as Barbies representavam países do continente africano, como a Nigéria e a Deusa da África. Os dias de hoje foram representados pela coleção So Style, com bonecas no estilo contemporâneo.

Deusa da África


Quem sabe essa exposição não retorna a outro shopping? Vamos torcer para que sim.

Veja mais fotos da exposição aqui.


por Marjorie Luz

2 comentários:

  1. Legal teu blog. Ótimo trabalho. Curti este posts das barbies black power hein! Tô te seguindo pelo blogger, aproveita e segue o meu tb se quiser, sempre posto umas coisas bacanas, como exposições, africandade, arte, música e design. http://www.beduinoweb.com.br

    Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  2. Tô procurando a Hard Rock para comprar. Adoro as black Barbies e e não tenho as loiras! Kkkkk Divinas! Adorei o blog. Beijooo

    ResponderExcluir