segunda-feira, 25 de julho de 2011

O futuro estádio do Corinthians e sua infraestrutura


Enfim o tão sonhado (ok, só para a nação corintiana) estádio do Corinthians parece que vai sair do papel. O porém da história é que a arena será erguida com dinheiro público um empurrãzinho do Governo de São Paulo: na última semana, o prefeito Giberto Kassab assinou a lei de incentivos fiscais de até R$ 420 milhões para a construção do Itaquerão. Tudo isso é claro por um bom motivo: além de garantir São Paulo na cobiçada Copa do Mundo de 2014, a cidade poderá também ser a sede de abertura do evento.

Polêmicas político-financeiras e o risco existente de que tudo isso vá por água abaixo à parte, uma coisa é certa: Itaquera, na Zona Leste, está longe de ter uma infraestrutura básica, quem dirá turística adequada para receber esse tipo de evento. Claro que com a construção do estádio a região, que parece ter sido esquecida, terá a oportunidade de se desenvolver.

E foi pensando no Itaquerão como sede da Copa do Mundo que Camila Ribeiro, Aline Mateus e eu fizemos uma pauta para a disciplina de Infografia, no 6º semestre (2010), com a proposta de apresentar a atual infraestrutura da região e adjacências, como serviços, meios de transportes e lazer. Além disso, também sugerimos fontes e outras informações para a reportagem.

Como nenhuma de nós domina C
orel e afins, o esboço do nosso Infográfico assim ficou bem básico:


Nem tudo o que pesquisamos coube no infográfico, mas o interessante mesmo foi fazer esse levantamento e ver que tudo o que não existe ao redor do futuro estádio, como a distância em que serviços como hotel e hospital se encontram. Isso vai ser um desafio e tento para os nossos governadores...

Nenhum comentário:

Postar um comentário